Pela primeira vez o Porto de Itaguaí (RJ) realizou uma operação de transferência de gás natural liquefeito (GNL). O objetivo foi reabastecer a Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) da Karmol LNGT ASIA, afretada pela Karpowership Brasil (KPS), ancorada na Baía de Sepetiba. O fato ocorreu com sucesso no final de outubro.

O GNL é conduzido por um transportador de gás, comumente chamado de LNGC, e bombeado para os tanques de armazenamento do FSRU. Para que esse bombeamento ocorra, o LNGC deve estar atracado ao lado do FSRU. Para a manobra de atracação do navio, foram envolvidas cinco embarcações menores.

O tempo total da operação total foi de aproximadamente 30 horas.

O abastecimento atende ao projeto pioneiro no Brasil de termelétricas flutuantes da KPS. O Porto de Itaguaí foi o local escolhido para receber o FSRU, os Powerships (unidades termelétricas flutuantes) e instalação de torres de distribuição para linhas de transmissão da energia gerada. Para viabilizar o esquema, com duração prevista de 44 meses, foi assinado contrato com a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra o complexo portuário.

Planejamento e experiências são decisivos para que processos sejam bem sucedidos. Conte com a expertise da MRM Logistics e alavanque os seus negócios.

Contatos
E-mail: sac@mrmlogistics.com.br
WhatsApp: (21) 967 822 831

Fonte: Portos e Navios